Nome
O nome “mercurial” é um adjetivo que significa “Relativo a ou que tenham características (eloquência, rapidez, inteligência) atribuído ao deus Mercúrio.”
O que é?
Mercurial é um sistema de controle de versão de distribuição open-source (o Mercurial é disponibilizado como Software livre nos termos da licença GNU GPL v2 e versões em diante), assim como CVS, Subversion e Git, etc. Diferente do CVS e Subversion, o Mercurial é uma ferramenta multi-plataforma que se baseia em repositórios distribuídos como o Git, não havendo dependência do acesso ao repositório central para as transações de versionamento ocorrerem.
A descentralização é alcançada no Mercurial pois o sistema implementa repositórios locais que contém todo o histórico dos dados que ele versiona. Para os familiares ao funcionamento do Subversion, seria como se cada checkout se tornasse um repositório local contendo todo o histórico das transações anteriores e permitindo ao usuário a realização de commits, reverts, etc, localmente, permitindo a integração deste novo repositório ao repositório central a qualquer momento.
Características
Muito bom para grandes projetos
Esse sistema foi concebido para projetos maiores, de difícil alcance para desenvolvedores independentes ou web designers mais provalvelmente, mas não significa que para equipes pequenas de desenvolvimento não seja possível usá-lo, visto que o Mercurial é extremamente rápido, e com o desempenho como a característica mais importante.
Fácil adaptação para desenvolvedores de outros CVS
Além de muito rápido e escalável, o Mercurial é um sistema muito mais simples do que Git. Não há até o momento muitas funções para aprender, e essas se asemelhantes às de outros sistemas CVS. Ele também vem equipado com uma interface Web stand-alone e contem extensa documentação sobre como compreender o Mercurial se você estiver utilizando um outro sistema, o que facilita a adaptação dos desenvolvedores.
Implementação
O sistema é implementado principalmente em Python, porém o utilitário binário diff foi escrito em C. Mercurial foi inicialmente escrito para rodar sobre Linux, mas foi portado para Windows, Mac OS X, e a maioria dos outros sistemas UNIX. Ele é principalmente um programa de linha de comando, todas operações do Mercurial são chamadas através de palavras chave de opções para o programa controlador hg, uma referência para o símbolo químico do elemento Mercúrio.
Principais objetivos de sua concepção
O criador e desenvolvedor líder do Mercurial é o Matt Mackall e os objetivos principais no desenvolvimento do Mercurial incluem alta performance e escalabilidade, descentralização, desenvolvimento colaborativo distribuído, controle de arquivos textuais e binários de forma robusta, e operações avançadas de ramos (branches) e mesclagem (merges). Mercurial também inclui de forma integrada um sistema de visualização dos repositórios via web e facilitação na transição de usuários do Subversion.
Conclusão
Concluímos sobre o sistema de versionamento Mercurial, que este oferece algumas vantagens significativas para a sua implantação e uso em equipes de desenvolvimento. Essas vantagens se apoiam nas características do Mercurial que incluem aspectos como: adaptação de desenvolvedores de outros CVS, portabilidade, ser multiplataforma, velocidade e robustez, customização para desenvolvedores Python, poucos comandos, interface web stand-alone, aprendizado facilitado e documentação extensa ja incluída no pacote de distribuição que é open-source.
Fontes
1 - Os 6 melhores controle versões OpenSource Post que mostra deficições e caracteristicas interessantes de 6 sistemas de controle de versão escolhidos pelo autor.
2 - Simples Consultorias - Mercurial HG Conteúdo introdutório de instalação e configuração do Mercurial.
Links relacionados:
Mercurial tutorial – Tutorial sobre como instalar e trabalhar com Mercurial.
Lista de ferramentas GUI para Mercurial – Ferramentas para uso com qualquer plataforma de trabalho com Mercurial.
Compreender Mercurial – Documento explicando o que faz e não faz.
Use Mercurial, Git você! – Artigo mostrando porque o Mercurial é melhor que Git.
Lista de ferramentas GUI para Mercurial – Ferramentas para uso com qualquer plataforma de trabalho com Mercurial.
Compreender Mercurial – Documento explicando o que faz e não faz.
Use Mercurial, Git você! – Artigo mostrando porque o Mercurial é melhor que Git.
Nenhum comentário:
Postar um comentário